quarta-feira, 27 de abril de 2016

Equação do 2° grau

http://rachacuca.com.br/quiz/45658/equacao-do-2-grau-i/
Potençiação 6º ano C - Professora Lucélia
http://alunosonline.uol.com.br/matematica/potenciacao.html

Estudiosos Matemáticos- 8º ano C e D - Professor Agostinho
http://mundoestranho.abril.com.br/materia/top-10-os-matematicos-mais-importantes-da-historia
http://www.infoescola.com/biografias/euclides/


Eguações do 1º grau - 9º ano C e D - Professor Ronaldo
http://rachacuca.com.br/quiz/2717/equacao-de-1-grau/
http://rachacuca.com.br/quiz/64711/equacao-do-1-grau-ii/
SEMANA DE MATEMÁTICA
Sólidos Geométricos - 7º ano C e D - Professora Neuma
http://sanvera80.blogspot.com.br/2011/08/jogos-solidos-geometricos.html

quinta-feira, 14 de abril de 2016

Números Irracionais


Atividade do Seminário 
Turma: 8º A
Grupo: Laisiane, Taísa, Vilmária, Ana Mara, Luís Júnior, Érika e Naeli.
Professor: Agostinho
  
1- Assinale se as frases abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F)
a - ( ) Nem todo n úmero inteiro é natural.
b- ( ) Nem todo n úmero irracional é real.
c- ( ) O n úmero 0 não e natural.
d- ( ) O n úmero 1 é real, racional e inteiro.
e- ( ) N úmeros inteiros podem ser irracionais.
f- ( ) Todo n úmero inteiro e real e racional.
g- ( ) Nem toda dízima peri ódica é racional.
h- ( ) O n úmero ½ é racional
I- ( ) Nem todo n úmero que pode ser escrito em forma de fra ção é racional.
j- O número -1,111 é irracional
k- ( ) Todo n úmero natural é racional e real.
l- ( ) Todo n úmero inteiro é racional e real.

2) Qual é a única afirmação falsa?
a) Todo número natural é inteiro
b) Todo número inteiro é racional
c) Existe número racional que não é real
d) Nenhum número inteiro é irracional

Conjunto dos Números Reais

Aula de Seminário
Turma: 8º A 
Grupo: Letícia. Thaís, Rodrigo, Jefferson, Gabriel, Alex e Dilurdes. 
Professor: Agostinho
EXERCÍCIOS

1)  Quais destes números são racionais? 

a)      4  
b)      8 
c)       0  
d)      -7 
e)      0,3  
f)       2,9 
g)      -3,8  
h)      0,473 
i)        1,845

2) Responda:

a)      Todo o número racional é real?
b)      Todo o número irracional é real?
c)       Todo número real é racional?
d)      Todo número real é irracional?
 

quarta-feira, 6 de abril de 2016

CEI ( Comunidade dos Estados Independentes) 9° ano

Professoras: Fátima e Silvania
CEI ( Comunidade dos Estados Independentes) 
1) Como é conhecida a parte da Europa composta por antigos países socialistas ligados à antiga URSS, incluindo a parte socialista da Alemanha?
a- Europa ocidental  
b- Europa meridional  
c- União europeia
d- Europa Oriental  
e- Mercado Comum Europeu
2) Tanto na Ex-União soviética quanto atualmente na CEI, qual das alternativas abaixo sempre foi o país mais importante?
a- Japão  
b- França  
c- Alemanha
d- Rússia  
e- Ucrânia
3) A Ex-URSS era formada por 15 repúblicas que em 1991 fundaram a CEI-uma comunidade econômica, política e militar. Das 15 ex-repúblicas soviéticas, algumas decidiram não fazer parte da associação. Quais forma elas?

4) Referindo-se às ex-repúblicas que decidiram ficar de fora da CEI, à qual a  3° pergunta  trata, diga como são conhecidas as repúblicas mencionadas na 3° pergunta. 
a- Repúblicas Ibéricas
b- Repúblicas Balcânicas  
c- Repúblicas Bálticas  
d- Repúblicas do Cáucaso
e- Repúblicas de Weimar
5) Há muitos países na CEI que são grandes produtores agrícolas, principalmente grãos. Marque a alternativa com o país da CEI mais conhecido por ser um grande produtor de grãos:
a-França
b-Alemanha
c- Inglaterra
d-Ucrânia
6) São muitas as causas dos conflitos em países da CEI, porém uma região montanhosa onde se localiza a Chechênia, a Armênia e o Azerbaijão, se destacam como a uma das mais conflituosas do planeta. Como é conhecida essa região?  
a- Cáucaso  
b- Bálcãs   
c- Boêmia  
d- Bavária 
e- Alsácia        
Boa Sorte!                                                        
 

terça-feira, 5 de abril de 2016

Localização no Espaço Geográfico 6º ano Professora Silvania

http://www.colegioweb.com.br/geografia/orientacao-e-localizacao.html
http://escolakids.uol.com.br/instrumentos-de-localizacao.htm

Questões sobre orientação no espaço geográfico:

1. Foram criados os chamados pontos cardeais, leste, oeste, norte e sul, tomando como referência:
a) o nascer do sol
b) o pôr do sol
c) a direção da lua
d) o cruzeiro do sul
e) as estralas

2. No horizonte a direção onde o sol nasce é:
a) o Sul
b) o Leste
c) o Norte
d) o Oeste
e) o Sudeste

3. É um instrumento usado para orientação e possui uma agulha, que gira sobre um eixo vertical, e um mostrador com a rosa dos ventos:
a) GPS
b) bússola
c) mapa
d) globo
e) Cruzeiro do Sul

4. Quando surge ao leste no anoitecer, na segunda quinzena de junho, a Ema indica, para os índios do Sul do Brasil, o início:
a) do verão
b) do calor
c) do inverno
d) do outono
e) da primavera

Resumo do filme Tempos Modernos 8° D Professora Tatiana

http://www.portaleducacao.com.br/educacao/artigos/55215/analise-critica-do-filme-tempos-modernos-com-charles-chaplin

segunda-feira, 4 de abril de 2016

Revolução Industrial - Professora: Tatiana 8º ano D
http://rachacuca.com.br/educacao/historia/revolucao-industrial/

Revolução Russa - Professora Silvania 9º ano C e D
http://rachacuca.com.br/quiz/63899/historia-da-russia/
http://rachacuca.com.br/quiz/135777/revolucao-russa-i/


 Árabes e Islamismo - Professora: Arlândia 7º ano C e D
http://rachacuca.com.br/quiz/31156/arabes-i/
http://rachacuca.com.br/quiz/29782/islamismo-ii/
http://rachacuca.com.br/quiz/905/islamismo/

Revolução Industrial 8° ano

http://rachacuca.com.br/quiz/119799/exercicios-sobre-a-revolucao-industrial/
Copiar 5 questões no caderno
6° ano
OS PRIMEIROS POVOADORES DA TERRA
       Criacionismo: modelo de explicação para a origem de tudo que existe no universo. Seus defensores, acreditam que a vida e todas as coisas existentes foram criadas por um Deus superior e eterno. 
            Evolucionismo: Teoria escrita pela ciência para compreender como surgiu a enorme diversidade de seres vivos que habitam a Terra. Teoria que defende que as espécies de seres vivos passam por mudanças ao longo do tempo, diversificando e dando origem a novas espécies.
        Em 1859, Charles Darwin publicou um livro que abalou o mundo. Conhecido como A ORIGEM DAS ESPÉCIES, o livro detalha o processo de seleção natural e traz a ideia revolucionária de que o ser humano também é resultado do processo de evolução por seleção natural.
        Os antepassados do ser humano são chamados pelos cientistas de HOMINÍDEOS (indivíduos com algumas características humanas). O mais antigo hominídeo é o Ardipithecus, que viveu na África entre 4,5 e 5,5 milhões de anos. Mais tarde, surgiram outros hominídeos do gênero Australopithecus, cuja principal característica era andarem eretos. Depois, há cerca de 2 milhões de anos, surgiu o gênero Homo, cuja trajetória é estuda por meio de fósseis.
          Mais tarde, surgiram outros hominídeos do gênero Autralopithecus, cuja principal característica era andarem eretos. Depois, há cerca de 2 milhões de anos, surgiu o gênero Homo, cuja trajetória é estuda por meio de fósseis.
         Vestígios ou restos petrificados de seres vivos, tanto animais como vegetais, que viveram há muito tempo. Um dente,um osso, um pedaço de crânio de um indivíduo que viveu há milhares ou milhões de anos podem fornecer importantes informações sobre ele e seu grupo.
             HOMO HABILIS Cerca de 2,2 milhões de anos atrás Considerado o primeiro representante do gênero Homo; sabia fazer utensílios de pedra, com os quais caçava pequenos animais, o que lhe permitiu incluir, de forma regular, a carne em sua dieta. Daí o seu nome que, em latim, significa homem hábil, no sentido de habilidoso, de engenhoso.
      Homo erectus Cerca de 1,5 milhão de anos atrás Descendente direto do Homo Habilis. Aperfeiçoou instrumentos de pedra, com os quais caçava grandes animais. Foi o primeiro a aprender a usar o fogo, conseguindo com isso adaptar-se a regiões frias da Europa e da Ásia.
           Muitos dos restos do homem de Neanderthal foram encontrados em cavernas, daí a expressão homem das cavernas. Acredita-se ter evoluído ao mesmo tempo que o humano moderno. Seu desaparecimento ainda é objeto de debates. Praticava a coleta e a caça em grupos de 20 ou 30 pessoas e fazia sepulturas para seus mortos cobertas com pedra e terra. Por isso, acredita-se ter sido a primeira espécie a realizar cerimônias religiosas. Homo sapiens neanderthalensis Cerca de 200 mil anos atrás. Seus fósseis foram encontrados na região de Neander, na Alemanha.
       O homo sapiens sapiens Surgiu há cerca de 100 mil anos. É a espécie da qual fazemos parte. Originou-se na África e depois se espalhou por todos os continentes, adaptando-se a diferentes ambientes. Seu nome faz referência à consciência de saber que produz e transmite conhecimento. Em latim, Homo sapiens sapiens quer dizer Homem que sabe que sabe.
PALEOLÍTICO E NEOLÍTICO
        OS HOMENS DO PALEOLÍTICO: Sobreviviam da caça e da pesca; Eram nômades; Produziam instrumentos de elementos recolhidos na natureza, como por exemplo, pedras, paus e ossos; Habitavam cavernas e construíam tendas;
           Conheciam o fogo, mas não sabiam produzi-lo; Desenvolveram a pintura rupestre; Dividiam o trabalho, com base no sexo e idade; Trabalhavam em pequenos grupos sendo o resultado do trabalho coletivo.
      OS HOMENS DO NEOLÍTICO: Descobriram como praticar a agricultura e pecuária; Tornaram-se sedentários; Passaram a dar melhor acabamento aos seus instrumentos de trabalho; Melhoraram suas habitações; Aprenderam dominar o fogo; Inventaram a roda;
           Desenvolveram a produção da cerâmica; Descobriram como utilizar os metais: desenvolveram a metalurgia; Com o uso de novas ferramentas e técnicas, aumentaram a produção de alimentos; Aumentando a produção, passaram a produzir o EXCEDENTE = Sobra;
           O EXCEDENTE passou a ser utilizado para troca, com o objetivo de conseguir atender outras necessidades que surgiram no grupo; As trocas são as primeiras práticas comerciais; O comércio foi um dos elementos responsáveis pelo surgimento das primeiras cidades;
      As primeiras cidades surgiram à margem dos grandes rios; Esse período é marcado pela propriedade privada dos meios de produção; A propriedade privada é um dos elementos responsáveis pela desigualdade social;
           O crescimento populacional gerou novas necessidades, dentre elas, a organização da sociedade; Os líderes guerreiros foram aumentando o seu poder tornando-se com o tempo governantes daquele grupo, daquela aldeia, daquela cidade, mais tarde, daquele reino.
          Os governos surgem com o objetivo de atender as necessidades coletivas e para realizar as obras necessárias arrecadam impostos; A maioria dos governos passam a governar de maneira centralizada, tudo decidindo.